Financiamento Habitacional
Inicialmente para financiar um imóvel, é preciso que o proponente possua nome sem pendências como SPC, SERASA, SCPC, CADIN entre outras.
Pode-se verificar a existência de restrições no CPF através dos aplicativos SERASA e Boa Vista.
Para financiar é necessária uma análise de crédito habitacional através de um banco ou correspondente bancário. Sendo essa análise totalmente gratuita, de sigilo documental e feita rapidamente.
São necessários os seguintes documentos para análise de crédito: Documento de identificação, documento de estado civil, documento do dependente menor de idade (se houver), comprovante de endereço atualizado de 60 dias, comprovante de renda atualizado de 60 dias e documentação do conjugue se casado(a) for.
Renda comprovada aceita pelos bancos são os seguintes documentos: contracheque juntamente com carteira de trabalho para trabalhadores regime CLT, contrato social juntamente com suas alterações e pró-labore (sendo o CNPJ diferente de MEI) para empresários, histórico de créditos juntamente com carta de concessão de benefícios para aposentados e pensionistas e declaração de imposto de renda feita no prazo e não sendo isenta para autônomos, além da movimentação bancária para conferência de dados.
É ainda possível fazer a análise com uma renda informal, comprovada apenas por extratos bancários de conta corrente. Neste caso, recomenda-se que o cliente possua um valor de entrada, devido ao valor de financiamento aprovado ser abaixo da expectativa.
Pode-se compor renda familiar para financiar, com isso juntando toda a documentação de todos os participantes do processo. A composição de renda pode ser feita com grau de parentesco ou não, sendo também caso de namorados, noivos ou amigados.
Há alguns fatores que podem influenciar na aprovação, tais como: Score, endividamento no Bacen, financiamento de veículos, financiamento de outros imóveis, créditos e crediários em aberto, nome recém limpo de pendências. Portanto, é importante fazer a análise previamente, assim é possível conferir e ajustar se necessário.
Vale ressaltar que, o corretor de imóveis irá fazer a venda e tramitação sobre o imóvel. Não é responsável pelo crédito de financiamento, porém, é feito um trabalho de despachante sobre tal para facilitar a vida do cliente e agilizar o processo de compra e venda.